13/04/11

Cavaleiros Russos celebram 20 anos

No passado dia 5 de Abril a equipa de acrobacia aérea “Cavaleiros Russos” celebrou exactamente 20 anos desde a sua criação no dia 5 de Abril de 1991.

A história da equipa remonta a Maio de 1989 quando o esquadrão número 1 do 234º GvIAP ( Regimento de Guardas Aéreos ) baseado na lendária base aérea de Kubinka, conhecida como a escola de acrobacia aérea da Força Aérea Russa, recebeu um conjunto de Su-27 e Su-27UB para substituir os velhos MiG-21 e MiG-23.

Rapidamente os pilotos começaram a dominar as técnicas de voo do Su-27 efectuando em breve saídas em formação aos pares, de seguida em trios e por fim em diamante com 4 aeronaves.

A equipa fez a sua 1ª demonstração em 1991 no Reino Unido a convite da patrulha Red Arrows da RAF tendo aparecido em Finningley e Leuchars, tendo-se seguido exibições nos Estados Unidos, Alemanha, Polónia, Malásia, França, Canadá, Bélgica, Luxemburgo e China.

O primeiro grande desastre da equipa deu-se no dia 12 de Dezembro de 1995, quando no retorno de um espectáculo aéreo na Malásia 3 aviões se despenharam no Vietname durante a aterragem no aeroporto de Cam Ranh devido a baixa visibilidade.

O acidente mais recente deu-se no dia 16 de Agosto de 2009, quando dois Su-27 da equipa colidiram durante o treino para o MAKS 2009. O líder de esquadrão, Igor Tkatchenko, morreu quando o seu pára-quedas se incendiou após ter sido atravessado por destroços.

Apesar da desgraça, a equipa manteve-se firme e demonstrou a sua bravura, para outros loucura, ao voar no dia seguinte numa formação de 4 como se nada tivesse ocorrido.

Até hoje a maior condecoração internacional recebida pelos Cavaleiros Russos foi a sua vitória no 23º Campeonato do Mundo de Acrobacia Aérea da FAI em 2006 na categoria de aviões a jacto, tendo o segundo lugar ido para a famosa Breitling Jet Team e o terceiro para os Sasol Tigers.

Actualmente a equipa pertence ao 237º Regimento de Guardas Aéreos, ainda operando da base aérea de Kubinka juntamente com os Swifts, outra famosa equipa de acrobacia que voa em MiG-29. Não se sabe quanto tempo a equipa continuará a voar em Su-27 sendo que já se equaciona a possibilidade de num futuro próximo a equipa vir a ser equipada com o Sukhoi T-50 PAK-FA o que seria equivalente a ver os Thunderbids dos Estados Unidos a voar em F-22.

© Pavel be proud of your legacy!!!!