29/07/09

Su-35 UB no filme "Mirror Wars"







Estas fotos têm andado por toda a internet e causado furor entre os fãs de aviação de todo o Mundo.
Todas elas pertencem ao filme "Mirror Wars", mas o que tem sido motivo de debate é se são verdadeiras ou falsas.
Aqui fica o depoimento do piloto.

"A velocidade máxima que atingi num avião sem canópia foi duas vezes a velocidade do som. A voar a esta velocidade, consegui tirar um pouco dos dedos da luva, mas eles aqueceram rapidamente devido à enorme fricção do ar...Tipicamente tais testes são efectuados durante o Inverno, por isso estava um frio de morte devido à falta da canópia e como tal fiquei feliz quando a fricção com o ar começou a aquecer-me, cheguei a contar os minutos que faltavam para o avião atingir uma velocidade suficiente para que o ar aquecesse. Mas esse não foi o principal problema. Para mim o mais perigoso foi o barulho extremo. Por causa do barulho não se conseguia ouvir o rádio, portanto voávamos sem comunicações, até tínhamos medo de exagerar na pressão que aplicávamos nas alavancas do motor, porque ir mais depressa significava ainda mais barulho."

Segundo consta, foi Evgeny Frolov, condecorado com o título de Herói da Rússia, quem fez os testes.




Nas fotos acima vemos Frolov e a medalha de Herói da Rússia.

Voltando às fotos, o parecer da equipa do Sukhoi Tribute é o seguinte:

1º-As fotos do avião a voar sem canópia são verdadeiras, de facto, os directores do filme Mirror Wars queriam usar a menor quantidade de efeitos especiais possível, como tal contrataram um piloto profissional, ao que parece o próprio Frolov, para realizar as cenas sem canópia.

2º-Relativamente à afirmação de que o avião chegou a atingir Mach 2 sem canópia e à afirmação por parte do piloto de que chegou a tirar os dedos da luva, acreditamos que isto não passa de um "embelezamento" do que realmente aconteceu, atingir tais velocidades sem canópia causaria aquecimento extremo do cockpit e do avião, assim como cargas estruturais possivelmente perigosas, como tal, duvidamos que tal tenho sido feito.

3º-A foto que apresenta uma ejecção em pleno ar é uma fotomontagem feita a partir de fotos de testes no solo deste mesmo avião, o Su-35 UB (801).
Como tal, a fuligem que se vê nas outras fotos resulta destes mesmos testes no solo e não desta suposta ejecção em pleno ar, para além disso, reparem que os bocais dos motores estão em falta e que os tailerons estão deflectidos para baixo, o que significa que o avião estaria a iniciar uma descida, no entanto, a atitude do avião na foto contradiz isto.

O veredicto final é que esta extraordinária história é um misto de verdade, meias verdades e mentiras, mas sem dúvida que é bom entretenimento!

© Pavel be proud of your legacy!!!!