Astrakhan, 21 de Janeiro (RIA Novosti) – O primeiro avião de quinta geração da Rússia fará o seu voo inaugural até ao final deste ano, disse o vice-primeiro-ministro encarregado da aquisição de armas na quarta-feira.
"Esperamos que a aeronave suba aos céus até ao final deste ano", disse Sergei Ivanov numa conferência de imprensa após uma reunião da Comissão Militar-Industrial.
Planos anteriores estabeleciam para 2010 os primeiros testes do novo caça, que será furtivo aos radares e terá alta manobrabilidade para assegurar a superioridade aérea assim como elevada precisão no ataque ao solo e a alvos marítimos.
Rússia e Índia vão desenvolver simultaneamente duas versões do avião de combate - uma versão de dois lugares para satisfazer a doutrina de combate aéreo da Índia, e uma versão monolugar para a Força Aérea Russa.
A versão russa será construída na Komsomolsk-on-Amur no Extremo Oriente da Rússia, uma das fábricas que constrói outros aviões da Sukhoi.
Ivanov disse que a fábrica tem quase concluída a construção de um primeiro protótipo do caça de quinta geração, mas que este irá ser usado apenas em testes de durabilidade no solo, em Zhukovsky perto de Moscovo.
No entanto, um segundo protótipo será construído e vai voar até ao final deste ano disse o vice-primeiro-ministro.
Ivanov disse também que certos protocolos utilizados nos testes terão de ser revistos devido à natureza avançada do avião.
Pavel be proud of your legacy!!!!