Shenyang, 12 de Maio (Yonhap) - A China tem mobilizado caças Sukhoi Su-27 para uma Base da Força Aérea próxima da sua fronteira com a Coreia do Norte, numa aparente tentativa de dissuadir uma possível ameaça das Forças Aéreas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
A China alega que está pronta para intervir em qualquer contingência na Coreia do Norte ao abrigo de um tratado que apela ao automático envolvimento da China em qualquer conflito militar na Península Coreana.
Verifica-se também uma visita a Pequim por Ri Byong-col, o comandante da Força Aérea Coreana, em Abril, a primeira deste tipo em mais de uma década.
A China interveio em nome do seu aliado comunista em 1950-53 durante a Guerra da Coreia, que terminou num armistício. Os Estados Unidos lutaram ao lado da Coreia do Sul.
Um bloguer chinês colocou um post com fotografias de vários Sukhoi Su-27 perto de um hangar numa Base da Força Aérea que ele descreveu como sendo a Base Aérea Dandong, dizendo: "É muito natural que a Base da Força Aérea em Dandong passe a ter os Sukhoi Su-27 já que esta Base Aérea visa dissuadir ataques aéreos contra a Coreia do Norte pelos Estados Unidos e a Coreia do Sul ".
O bloguer registou o relatório da CCTV que dizia que "Uma Base Aérea anónima passou a estar equipada com vários tipos de aviões com múltiplas capacidades ".
O Su-27 é mais eficaz do que os F-15 e F-16.
Fontes militares disseram aqui que é altamente provável que a China tenha colocado os Su-27 em Dandong.
"É muito provável que a China tenha colocado Su-27 perto da linha-da-frente para contrariar a Coreia do Sul e os Estados Unidos, que mantêm um poder aéreo superior à Coreia do Norte", disse uma fonte.
A fonte disse também que a China tem vindo a efectuar treinos militares na travessia dos rios Aprok e Duman, em toda a fronteira Norte-Coreana, todos os Verões desde 2004, num aparente reconhecimento de uma contingência na Coreia do Norte.
Foto retirada de:http://www.defenselink.mil/
Pavel be proud of your legacy!!!!