Vladivostok / Moscovo, 26 de Março (RIA Novosti) - O Su-25 que caiu na semana passada, no Extremo Oriente da Rússia, foi abatido por um míssil lançado por um avião que o acompanhava, disse na quarta-feira uma fonte próxima à investigação.
No dia 20 Março um Su-25 Frogfoot explodiu durante um exercício sobre o território de Primorye, a cerca de 143Km do porto de Vladivostok. O piloto morreu no acidente.
"O inquérito conduzido por uma comissão especial estabeleceu que o Su-25 foi abatido acidentalmente por um míssil lançado por um asa", a fonte disse.
Já tinha sido sugerido que o acidente fora provocado pela explosão de um rocket S-8 durante o seu lançamento.
No entanto, um porta-voz da Força Aérea russa advertiu na quarta-feira contra qualquer conclusão até à investigação oficial estar concluída.
"A investigação ainda está em curso" disse o Coronel Alexander Drobyshevsky.
"Um anúncio oficial em relação à causa do despenhamento só pode ser feita pelo chefe da comissão de investigação após o inquérito ser concluído", disse.
A Força Aérea suspendeu todos voos com os Su-25 após o incidente e até o inquérito ser concluído, apesar disso, um pequeno grupo de Su-25 irá participar numa parada militar na Praça Vermelha em Moscovo no dia 9 de Maio.
O Su-25 é um avião desenvolvido pela Sukhoi Design Bureau para prestar apoio aéreo próximo às forças terrestres comparável ao Norte-americano A-10.
O Su-25 está em serviço com a Força Aérea Russa há mais de 25 anos. Em 1999 a Rússia adoptou um programa de actualização da sua frota de Su-25. A Força Aérea recebeu os primeiros seis aviões modernizados, Su-25SM, em Dezembro de 2006
Copyright da Foto: Ognyan Stefanov
Pavel be proud of your legacy!!!!